A DGB Consultores é uma boutique focada em Gestão Empresarial, especialista em Implantação de Modelos de Gestão, o que permite relacionar as principais competências organizacionais em um processo simples, porém robusto, de Gestão. É a melhor forma de transformar o Planejamento Estratégico em execução, relacionando Propósito, Estratégia, Metas, Desempenho e cultura, na principal ferramenta de gestão empresarial. É o painel de controle do CEO. Reestruturação/Estruturação é o nosso DNA, recuperar a empresa ou prepará-la para o crescimento é nosso grande propósito.

qual seu momento?

“Pessoas não compram o que você faz, compram o porquê você faz.”
Simon Sinek

qual seu momento?

Descobrir, redescobrir ou viver seu propósito?

O truque para uma cultura organizacional é profundo comprometimento com propósito da empresa.
Sozinhos, podemos até ir mais rápido, mas não longe; sozinho, é mais difícil resolver problemas complexos, mas juntos, podemos ser imbatíveis. Quanto mais gente conectada ao propósito, acreditando que pode fazer a diferença, mais forte vai ser a cultura. Quando deixamos claro o propósito, pessoas sentem-se seguras, encorajadas e realizadas... Que tal isso para um bom ambiente e retenção?

Dificuldades econômicas? Ou crescer estruturado?

Empresas sempre se complicam quando mudam de tamanho, tanto para menor quanto para maior, pois crescer exige planejamento e estruturação, do contrário, o tiro sai pela culatra e a reestruturação se faz necessária. Empresas não quebram no ano em entraram em crise, mas três a cinco anos antes, quando seus líderes deixaram de antecipar os problemas e perderam a visão de futuro. O diagnóstico empresarial com um plano agressivo de reestruturação, pode ajudar a recuperar os rumos do crescimento e estabilidade econômica.

Alinhamento? Ou melhor, desalinhamento?

Já se viu naquela situação em que cada área definiu suas metas, todas foram alcançadas e ainda assim a empresa não chegou onde queria? As áreas não se entendem e não conseguem colaborar? Já fez avaliações de desempenho e calibragem e não conseguiu ver exatamente o que cada um entregou de resultado, ou como foram aderentes à cultura?

Preparação para o crescimento

As empresas sempre correm riscos quando mudam de tamanho, tanto para reduzir quanto para crescer. Dar um passo maior que a perna pode causar sérios problemas, muitas vezes irreversíveis, levando à serias dificuldades econômicas e de Gestão. O crescimento é muito mais do que o Balanço e Demonstrativo de Resultados, considera sua relação com o mercado, clientes, Governança Corporativa, Estratégia, Cultura e sua Equipe de Liderança.

nossos serviços


nossos serviços

Nossa metodolgia é simples e pragmática, baseada em modelos vencedores que se provaram ao longo do tempo, desafiando o modismo que entusiasma os menos experientes.

A reestruturação é como uma UTI recebendo pacientes. Não importa a causa, o protocolo é o mesmo: monitoramento dos sinais e funções vitais, na devida sequência, de acordo com o diagnóstico.

O bom funcionamento das sociedades dependem de Alinhamento Societário, Governança e a Carreira e Remuneração de Sócios.

Modelo de Gestão

Toda empresa precisa estabelecer seu Modelo de Gestão, sua forma de gerenciar objetivos, resultados, cultura e o desempenho.
Nossa metodologia é simples e pragmática, baseada em modelos vencedores que se provaram ao longo do tempo, desafiando o modismo que entusiasma os menos experientes.
Esta ferramenta é a amarração final para uma boa gestão, pois ela conecta de forma processual o Propósito, a Estratégia, a Cultura e o Desempenho, permitindo cascatear a estratégia por todos os níveis organizacionais, garantindo o alinhamento e a clara comunicação do caminho a ser seguido, fomentando a colaboração em toda a empresa.

Reestruturação

Empresas em reestruturação são como pacientes chegando à UTI. Não importa a causa, o protocolo é o mesmo; sempre serão monitorados os sinais vitais e as funções vitais, com uma sequência prioritária, de acordo com o diagnóstico.
Assim também é uma reestruturação de empresas, um assunto longamente estudado e documentado, que também tem seus protocolos e sequências de ação.
O diagnóstico inicial vai estabelecer quais sinais vitais estão comprometidos, bem como as principais funções vitais e seus órgãos; isso gera uma plano de implantação, muitas vezes agressivo para não deixar o paciente morrer e ter a chance de estabilizá-lo para depois continuar os tratamentos menos críticos.
Dentre as principais ferramentas para uma reestruturação, está o Orçamento Base Zero, que é uma forma de relacionar despesas às receitas e margens, permitindo o pleno entendimento dessas proporções.
Vários benefícios são capturados rapidamente, como redução drástica de despesas e custos e o direcionamento estratégico do orçamento que evita fazer reduções orçamentárias lineares, que podem prejudicar áreas mais enxutas em detrimento de outras com “gordura”.

Sociedades

Alinhamento Societário

A institucionalização ocorre quando os membros de uma Sociedade conseguem transferir seu capital profissional o poder político para a Sociedade, ao ponto em que a Sociedade tem mais valor que seus membros individualmente.

Evidências da Institucionalização

  • Regras, processos e sistemas são estabelecidos para o sucesso da Sociedade e não do indivíduo
  • Clientes pertencem à Sociedade mais do que ao um sócio
  • Conhecimento e competências para servir aos clientes, são disseminados e não concentrados
  • Gestão é mudada com regularidade e não há concentração exagerada de poder
  • Cultura e identidade promovem a força da Sociedade sobre os indivíduos
  • Clientes percebem a Sociedade como um time consistente

Carreira e Remuneração

Das 1 001 formas de distribuir lucro e remunerar sócios, nenhuma é perfeita. O segredo é alinhar isso à necessidade
estratégica da Sociedade e a evolução da carreira de um Sócio.

Carreira deve endereçar

  • Crescimento, amadurecimento e competência
  • Ambições, notoriedade e reconhecimento
  • papel na instituição e fora dela

Remuneração deve endereçar

  • Resultado
  • cultura
  • Colaboração: requer que os membros do sociedade combinem suas perspectivas e conhecimentos para que sejam ajustadas às necessidades dos clientes, desta forma, o resultado é sempre maior que a soma das capacidades individuais de seus membros.

Governança

A organização em sociedade de serviços deve ser mais baseada em acordos e Cultura do que em controles, e deve estar alinhada à necessidade estratégica do negócio, sendo flexível o suficiente para ser alterada conforme a estratégia mude.

  • Estrutura Organizacional
  • Comités
  • Papeis e responsabilidades
  • Processos de Governança e Gestão